Portas e janelas termo-acústicas: como funcionam, e será que vale a pena?

 

 

janela termo-acústica

 

Que as janelas são componentes super importantes em qualquer edificação, isso nós sabemos, né! Elas proporcionam a iluminação e a ventilação e permitem a visualização do exterior. Agora, você já ouviu falar de janelas termo-acústicas?

O que são as portas e janelas termo-acústicas?

O isolamento acústico é o processo pelo qual se impede a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde. É a capacidade de um material bloquear o som ou ruído de um ambiente para o outro e, para isso, requer critérios bem definidos que possam garantir a eficácia e segurança do isolamento. 

Os vidros usados em janelas acústicas são laminados com PVB básico, multilaminados ou vidros duplos (insulado), podendo apresentar diferentes espessuras, tamanhos e espaçamentos. 

As portas e janelas acústicas promovem o isolamento acústico, atenuando a entrada de ruídos indesejados para dentro do ambiente e também diminuem a passagem de ruído produzido no interior para fora. Já as portas e janelas termo-acústicas, além do isolamento sonoro, também proporcionam conforto térmico impedindo a entrada do excesso de frio ou calor do ambiente externo para o interno e vice-versa. Elas são dois dos principais itens que auxiliam no controle da temperatura dos ambientes e na economia de energia elétrica quando se fala em climatização.

Esse tipo de porta e janela é feito com o material uPVC e bloqueia a entrada de calor deixando o ambiente mais agradável. Já as janelas comuns permitem a entrada de calor. Elas podem ser instaladas em qualquer ambiente como casas, apartamentos ou empresas, compondo desde projetos antigos aos mais modernos.

Veja aqui alguns modelos que oferecem resultado ideal para isolamento acústico para janelas de vidro:

– Portas Elevadoras de duas ou quatro folhas;

– Janelas Maxim-Ar com número de folhas de acordo com o comprimento do vão;

– Janelas e portas Oscilobatentes também de acordo com o comprimento do vão.

Existe uma infinidade de tipos de esquadrias (é o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas desse tipo para a sua obra), e é um passo muito importante escolher corretamente o que usar.

Com todo o crescimento urbano e o aumento do barulho com o trânsito, casas noturnas, aviões, motos, bares abertos até tarde, são ruídos comuns que atrapalham o sono e o sossego dos moradores que preferem ou precisam de silêncio. Para solucionar esse problema existem as esquadrias termo-acústicas que reduzem consideravelmente o nível de ruídos externos e mantém a sensação térmica, fazendo com seu ambiente fique confortável e você consiga se concentrar, trabalhar, estudar ou só mesmo relaxar.

As esquadrias mais populares no mercado são as de uPVC, material que ganhou espaço por apresentar um bom custo-benefício e grande flexibilidade de fabricação de novos perfis, além de seres mais leves, mais duráveis, proporcionarem boa qualidade de vedação e colaborarem no bloqueio dos ruídos. 

 

Afinal, vale a pena ter uma janela termo-acústica?

As vantagens da janela de PVC são:

– Aumento de isolamento térmico;

– Melhora do desempenho acústico;

– Preserva a sensação térmica do ambiente;

– Economiza energia reduzindo consumo com equipamentos de ar condicionado ou aquecedores;

– Elimina a condensação de umidade sobre o vidro.

Além de todas essas vantagens, elas são mais eficientes e discretas, e contam com um design moderno. É importante consultar sempre uma empresa especializada que vai indicar as principais fontes de ruído para desenvolver a janela ideal para o seu espaço.

Gostou de saber um pouco mais sobre as janelas termo-acústicas? Deixe aqui seu comentário!

1
Olá, como podemos te ajudar?
Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.
Powered by